CRATERA MISTERIOSA SURGE EM LAGO NOS EUA E INTRIGA CIENTISTAS



Cratera misteriosa surge no meio de lago nos EUA e intriga cientistas. O que foi que a criou? 


Uma cratera misteriosa apareceu de repente em um lago em Utah, nos EUA, e tem confundido os cientistas. Entre as hipóteses de sua origem está uma erupção vulcânica ou a arte marciana, mas poderia haver uma explicação mais simples.

A cratera foi descoberta em agosto por Gary Dalton, de Circleville, Utah, quando viu um buraco incomum em um lago local. Deu-se conta da existência desta formação após a maior parte da água do lago ser drenada para fora da lagoa para a irrigação. Imediatamente abaixo da superfície, Dalton viu no fundo do lago, um círculo concêntrico com um diâmetro de cerca de 7,6 metros.

O anel exterior estava cheio de algas. Um anel interno dá a impressão de que houve uma erupção de baixo, formando o que tem uma notável semelhança com uma pequena cratera vulcânica. 

Os residentes de Circleville e vários cientistas levantaram muitas hipóteses, citadas pelo 'The Daily Mail' sobre a origem da cratera: um manancial, um tubo danificado, o resultado de um terremoto ou uma explosão de gás metano causada pela decomposição de material orgânico no fundo da lagoa.


A partir dessas observações uma das principais hipóteses surgiram, uma condição geológica chamada de "solos expansíveis". A lagoa acima mencionada foi drenado e reabastecido mais de uma dúzia de vezes nos últimos dois anos. O geólogo Bill Lund supõe que o repetido peso da carga ao longo do tempo levou uma parte do solo da lagoa desabar, criando uma pequena erupção.

"Após o colapso e compactar-se várias vezes expulsando ar e a água para cima e isto se formou", disse Lund ao jornal britânico.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Comente com o Facebook: